Cesul

Imprensa Notícias

17º EPIC do Cesul trata sobre Tributação Empresarial

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Comitiva do Paraguai apresentou artigos científicos.

Público assiste a palestra do dr. Paulo Romano, na segunda noite do evento.

Público assiste a palestra do dr. Paulo Romano, na segunda noite do evento.

O Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) realizou a 17ª edição do Epic (Encontro de Produção e Iniciação Científica) para os cursos de Administração e Direito, com enfoque na Tributação Empresarial. O evento iniciou segunda-feira, 7, pela manhã, com mesa redonda composta pelos professores do Cesul que abordaram sobre a importância da produção científica. À noite foram duas palestras: Kleber Fontes, empreendedor com vasto conhecimento em gestão e comércio exterior, falou sobre a melhoria da performance fiscal e não fiscal da empresa através da otimização de processos de importação e exportação. Na sequência, dr. Tracy Reinaldet explanou sobre responsabilidade Penal no Direito Tributário – Quais são os riscos da empresa e dos empresários?
No segundo dia, pela manhã, Elóis Felício Rodrigues explanou sobre o Cenário Tributário. À noite o dr. Paulo Romano debateu sobre os exemplos práticos de situações vivenciadas pelas empresas. Na sequência, Claúdia Colodel, economista e contadora, palestrou sobre a participação do contribuinte na fiscalização dos recursos arrecadados.
Na quarta-feira, dia 9, último dia do evento, tanto pela manhã quanto à noite, os alunos realizaram apresentações de artigos acadêmicos. Inclusive, à noite, uma comitiva do Paraguai também apresentou trabalhos.
O evento foi coordenado pelo professor Gustavo Ellwanger Calovi. “A ideia foi oportunizar um aprofundamento do tema central, isto é, que sejam debatidos temas e questões relacionadas à tributação empresarial para que os nossos alunos de Administração e de Direito tenham maior conhecimento. Além disso, tivemos a apresentação de artigos e resumos expandidos. O Cesul tem oito grupos de estudos e de iniciação científica funcionando desde maio, o que possibilitou que tivessemos 64 trabalhos apresentados. Foi muito bom, superou nossas expectativas”, comentou o professor.

Boa participação
Foi expressiva a participação dos alunos dos dois cursos, tanto nas palestras quanto na apresentação dos trabalhos. Para Géssica Lazarin, acadêmica do 2º período de Administração, foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas. “As palestras foram muito bem elaboradas e apresentadas, com curiosidades sobre a tributação empresarial e atualidades, que é um assunto muito recorrente na nossa vida financeira. Deixou bem claro para todos como funciona e como se deve organizar a vida financeira pessoal. Também as apresentações dos trabalhos foram muito interessantes, sobre diversos assuntos. Foi muito bom” disse.
Opinião semelhante da acadêmica Aline Paula Ghiot, 6º período de Administração. “Entre tantos assuntos abordados, gostei muito de ver sobre importação e exportação, a viabilidade para as empresas entrarem nesse campo da economia, que pode ser um grande aliado para as empresas, auxiliando na lucratividade, mostrando a viabilidade e o custo benefício”. A acadêmica Simone Gomes Da Rosa, 6º período de Direito, destaca o crescimento pessoal. “O Cesul propicia o crescimento dos alunos de forma ativa e fortalece o tripé ensino, pesquisa e extensão, pois traz assuntos atuais que acrescentam e melhoram o desenvolvimento acadêmico”.

Intercâmbio
No último dia, focado na apresentação de trabalhos acadêmicos, uma comitiva do Paraguai, da Faculdade de Direito da UTIC, de Hermandarias, apresentou trabalhos – o Cesul tem uma parceria há um tempo com a instituição paraguaia, também enviando alunos para estarem apresentando trabalhos no País vizinho.
O grupo que aqui se apresentou estava sob a coordenação do professor Oscar Mendoza Añazco, que leciona Criminalística Forense e Medicina Legal. “Foi uma grande satisfação podermos participar do 17º Epic do Cesul, pois isso permite a integração acadêmica entre as duas instituições. Foi-nos proporcionado um espaço para apresentarmos o trabalho de pesquisa e, ao mesmo tempo, conhecer o sistema de treinamento e pesquisa sobre questões jurídicas realizadas pela instituição. Apreciamos infinitamente a atenção e a hospitalidade da instituição e de toda a comunidade de Francisco Beltrão”.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR