Cesul

whatsapp

Imprensa Notícias

20ª semana acadêmica de Direito do Cesul foi on-line

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

O tema abordado foi “Violência intrafamiliar em tempos de pandemia”.

O evento foi através do YouTube do Cesul, com boa participação dos acadêmicos.

Nesta semana, nos dias 24 a 26 de maio, o Cesul realizou a 20ª edição da semana acadêmica de Direito, de forma on-line, por meio do canal do YouTube da instituição, e o tema trabalhado foi “Violência intrafamiliar em tempos de pandemia”, um assunto pertinente ao momento que estamos passando.As palestras foram realizadas pela manhã e à noite. Na segunda-feira, dia 24, a palestrante Jéssica Camargo falou nos dois períodos sobre Stalking: aspectos jurídicos e práticos.
No segundo dia, pela manhã, o tema foi “Quando as advogadas são as vítimas”, tratado por seis profissionais: Sandra Regina Rangel Silveira, Sueli Martins de Oliveira Krüger, Jessica Vescovini Costa, Guizela de Jesus Oliveira, Ana Carolina de Oliveira Lima e Luciana Morales Maes. À noite, a Elaine Oshima palestrou sobre “Quem cala, consente? O aumento da violência intrafamiliar em tempos de pandemia”.Para encerrar o evento, pela manhã a professora Roselí T. Michaloski Alves abordou sobre a violência contra o idoso. À noite foram duas palestras: Violência psicológica de gênero: peculiaridades e desafios, com a palestrante Natália Bitencourt Gasparin; e Gewalt  – Quebre este ciclo, com a Eliane Moraes de Almeida.
O professor Luiz Carlos D’Agostini Júnior, coordenador do curso de Direito, avaliou positivamente o evento. “Foi um ótimo evento. Como foi on-line, conseguimos várias palestrantes de outras cidades, como Curitiba e outras regiões do Brasil. E nós tivemos uma participação muito boa dos nossos alunos, com diversos questionamentos. Foram palestras de altíssimo nível, muito esclarecedoras. E nós percebemos que os alunos ficaram conectados, participando e assistindo até o final de cada palestra. Tivemos a participação de todos os professores do Cesul, com perguntas e indagações. Foi de excelente qualidade. Com certeza os alunos aproveitaram muito e obtiveram excelente aprendizado”.

Ótima avaliação
Os alunos gostaram do evento e do tema abordado. “Foi ótimo. Palestrantes renomados e assuntos importantes, do cotidiano. Dentre eles, destaco as contribuições teóricas e práticas da conduta ilegal. Conhecemos o grupo Anjos de Salto, sob a liderança da Dra. Sandra Rangel, que luta pelos direitos da mulher, tornando visível as suas dores nos ambientes jurídicos e administrativos. Também a questão da violência contra o idoso, abordado pela professora Roselí, que acontece há muito tempo, não só na pandemia”, comentou o acadêmico Vilson Santi Júnior, do 7° período.
Elogios também da acadêmica Ketlin Dutra, do 9º período. “A semana acadêmica abordou um tema necessário em tempos pandêmicos. Essa foi uma das melhores que presenciei, trazendo vários tipos de violências, dando ênfase aos grupos vulneráveis, que são crianças, adolescentes, idosos e mulheres. Nas noites de terça-feira e quarta-feira, pude aproveitar para enriquecer as minhas pesquisas com as palestras que envolviam os dados levantados quanto à violência contra crianças, reforçando que temos nosso papel social, devendo protegê-las”.
Opinião semelhante da acadêmica Fabiana Pereira, do 7º período. “Foi ótima, com temas de extrema importância, muito difíceis de tratar por envolver violência e abusos. Durante os relatos das palestrantes, muitas vezes as lágrimas vieram ao meu rosto e o que mais nos chama a atenção é que essa violência acontece no lugar que mais deveria haver proteção, segurança, amor e aconchego. A cada ano me surpreendo mais com a qualidade das palestras, dos palestrantes e com nossos professores. O Cesul não nos ensina só a sermos advogados de sucesso, mas sim a sermos mais éticos e mais humanos, preocupando-se com o próximo”.
Jennifer Giacomin Southier é do 1º período e participou pela primeira vez do evento. “Foi de extrema importância, pois abordaram assuntos como a nova lei do Stalking, engajamentos sociais, relevantes à sociedade, como a violência intrafamiliar, violência contra a mulher, criança, adolescente e idoso. Agradeço aos palestrantes, diretores, professores e a todos os envolvidos pelo ótimo desempenho e pelo conhecimento adquirido”.

  • Google Plus
  • Pinterest
Cesul

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR