Cesul

whatsapp

Imprensa Notícias

Acadêmico do Cesul fez intercâmbio na Colômbia

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Aluno de Administração passou um semestre em 2022 morando e estudando no país vizinho.

Mateus com alguns dos colegas de sala, após apresentar seu primeiro trabalho em espanhol e em grupo.

Da assessoria – Fazer um intercâmbio agrega no currículo de qualquer pessoa, além de conhecer novas culturas, o aprendizado de pontos que talvez não conseguiria em seu cotidiano. E o Cesul iniciou parcerias com outras instituições para proporcionar essa experiência para alguns alunos.

Em 2022, o acadêmico Mateus Eduardo da Silva, que agora está no 7° período de Administração, cursou todo o primeiro semestre de 2022 na Institución Universitaria Antonio José Camacho, em Cali, na Colômbia, e avaliou positivamente a experiência. “Foi muito bom, uma mistura de felicidade, ansiedade e medo. Desde sempre tive o sonho de sair do Brasil. imaginava indo para os Estados Unidos ou Portugal, porém a oportunidade foi para um país que nunca imaginei: a Colômbia. Aceitei de mente aberta, pois sabia que isso nunca mais ia acontecer e podia ser a primeira e última chance de conhecer um pouquinho da Colômbia”, comentou Mateus.

“Entre rodoviárias e aeroportos, foram mais de 30 horas de viagem, mas foi a melhor que já fiz. A primeira vez voando, a primeira vez chegando em outro país, sozinho, sem saber falar espanhol, foi uma experiência única. Fui muito bem recebido, apresentaram a cidade, a faculdade, os professores e meus colegas, que logo viraram amigos, pois sem eles a adaptação seria mais difícil. Todos me ajudaram com o idioma, e nas matérias faziam os trabalhos em grupo comigo. Nas apresentações insistiam para que eu apresentasse em português para terem um pouco de contato com o idioma”, relembra.

Para Mateus, foi importante esta acolhida que recebeu. “Na faculdade os professores e funcionários me ajudaram. Alguns ainda mantenho contato, pois foram pessoas que queriam o meu melhor lá, pois sabiam que não era fácil lidar com a saudade e a distância de casa. A minha rotina era trabalhar na parte do dia, trabalhando home office na empresa que já trabalhava antes em Francisco Betrão, e à noite estudava. Posso confirmar que esse intercâmbio superou as minhas expectativas. Me desenvolvi muito e pude perceber que tudo depende de quanto esforço eu coloco nas coisas que estou disposto a fazer.”

Mais oportunidades

O intercâmbio foi realizado através do Núcleo de Relações Internacionais do Cesul. O professor Gustavo Ellwanger Calovi é o coordenador do núcleo. E incentiva mais alunos a participar dessa iniciativa. “Essa vivência é muito importante para os alunos, assim como foi pro Mateus. Para este ano temos a perspectiva de fortalecer os convênios já existentes, com participações de alunos e professores nas universidades parceiras para ficar um tempo lá,  estudando, fazendo ou ministrando cursos. Também estamos tentando convênios com instituições europeias.”

Para os alunos participarem, têm que ficar atentos a editais no portal de aluno. Além disso, o Cesul espera também receber alunos de fora para estudarem alguns meses na instituição.

  • Google Plus
  • Pinterest
Cesul

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR