Cesul

Imprensa Notícias

Alunos de Direito do Cesul visitam a Apac de Barracão

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Visita foi realizada pelos alunos do 5º período de Direito.

Acadêmicos durante a visita.

Acadêmicos durante a visita.

Em maio, um grupo de 50 alunos do 5º período de Direito do Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) esteve visitando à Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), em Barracão, sendo que em abril também visitaram a Penitenciária de Francisco Beltrão. A visita assistida, que foi acompanhada pelo professor Luiz Carlos D’Agostini, coordenador do núcleo de práticas jurídicas da instituição (Emaj), teve como objetivo apresentar aos acadêmicos outra forma de cumprimento de pena.
Os alunos aprovaram a ideia e da visita. “Foi de suma importância para o aprendizado no que se refere às formas de cumprimento de pena restritiva de liberdade. Ficamos muito felizes por esse contato próximo a realidades diferentes, poder presenciar a rotina dos ressocializandos da Apac e o ambiente onde permanecem durante o cumprimento da pena. Lá, vimos que a ressocialização é uma realidade”, descreveu a acadêmica Simone Gomes Da Rosa.
A acadêmica Laura Potrich ficou impressionada com o local. “De fato, se trata de um método bem diferente do convencional e que, realmente, chama nossa atenção pela forma como é conduzido e pelo resultado que ele produz, mostrando que a ressocialização é possível e pode ser feita de forma humanitária, pois procura fazer com que eles reconheçam o porquê estão ali e que podem se tornar pessoas melhores. Quando você ouve falar a primeira vez sobre esse método e que os recuperandos, como são chamados lá, são de fato corresponsáveis pela sua recuperação, que são eles mesmos que cuidam tanto do local como de si próprios, é difícil acreditar que realmente funciona. Mas quando você vivencia isso e ouve dos mesmos o quanto esse sistema está de fato ajudando, mudando suas vidas e seu relacionamento tanto com a família quanto com a sociedade, faz com que você tenha uma visão extremamente diferente do assunto.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR