Cesul

Imprensa Notícias

Alunos do Cesul fazem visita técnica ao TJPR

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Acadêmicos do curso de Direito conheceram o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Sempre preocupado em proporcionar aprendizado prático, ligado ao conteúdo estudado em sala de aula, o Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) organizou uma visita técnica ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná com alguns alunos do curso de Direito. Lá, realizaram visita em sessões abertas e públicas de julgamento, observaram a organização das câmaras, assistiram as sustentações orais diversas e entenderam a importância de uma sessão de julgamento dentro dos recursos no processo penal.
O professor Gilberto Marques S. Azevedo acompanhou os alunos e destaca o aprendizado proporcionado por essas visitas, visto que podem comparar com o conteúdo estudado em sala e as atividades práticas realizadas na instituição. “Eles assistiram sessões de julgamento públicas nas câmaras do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Ainda notamos que há uma certa distância entre os advogados, os demais serventuários da justiça do interior e o Tribunal, e o Cesul visa estreitar esse importante laço para o crescimento na carreira dos futuros operadores do Direito, seja com sessões de julgamento simuladas em sala de aula, seja por meio de visita técnica, com foco no TRF4, TJPR, STJ e STF. Interessante que houve uma sessão de Julgamento simulada pelos alunos do Supremo Tribunal Federal, quanto à prisão em segunda instância, que coincidiu com a data do julgamento que está ocorrendo no Supremo. Sentimos que visitas assim aproximam os alunos da realidade, além de desencadear o interesse em seguir alguma das tantas carreiras jurídicas”.

Oportunidade de aprendizagem
Os acadêmicos aproveitam cada viagem para extraírem o máximo de aprendizado, pois futuramente poderão atuar nesses locais. “A experiência com o TJPR é de grande valia, pois presenciamos a forma de votação entre os desembargadores, a influência das sustentações orais dos advogados e como um entendimento é modificado ao longo dos debates. É de suma importância para o aprendizado acadêmico e essa experiência será levada para a vida profissional. Vimos como funciona na prática o entendimento de cada câmara do TJPR, houve o conhecimento do peso de influência que há em cima de cada julgado e, por consequência, a decisão da vida de muitos”, descreveu a acadêmica Pâmela Vacari Zanco, do 8º período.
O acadêmico Mario Cezar Wrzecionek, do 2º período, também salientou a importância da viagem. “A oportunidade que nos proporcionou o Cesul em visitar o Tribunal de Justiça foi de extrema importância, já que nos possibilitou abrir novos horizontes sobre o curso de Direito. Eu acho que todos os que cursam a faculdade de Direito, seja de qualquer período, deveriam assistir às câmaras do TJ. Ali são realizadas pequenas sessões que decidem a vida de pessoas e empresas no que tange à relação de justiça. Observei que decisões que já estavam certas, foram revertidas pelos desembargadores devido ao convencimento da explanação dos advogados. Realmente valeu como uma aula. Pretendo voltar lá para aprofundar meus conhecimentos”.
A diretora da faculdade de Direito de Francisco Beltrão Daniela Urio Mujahed enfatiza que a instituição sempre proporciona aos alunos atividades e viagens de estudo. “O Cesul se preocupa com a qualificação do ensino, unindo o aprendizado teórico às visitas técnicas e eles podem confrontar com a realidade. São várias as oportunidades que a instituição disponibiliza durante o ano, para diversos locais e isso faz com que nossos alunos saíam mais preparados para o mercado de trabalho”.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR