Cesul

Imprensa Notícias

Aula magna do Cesul foi um sucesso

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

O Auditório do Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) recebeu bom público para a aula magna realizada segunda-feira, 5. Os acadêmicos dos cursos de Administração e Direito participaram da palestra sobre o tema: Gestão e Direito Cooperativo. Leila Andressa Dissenha, doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foi a palestrante da noite, explanou de forma clara e objetiva sobre as cooperativas, e direcionou o assunto aos dois cursos, prendendo a atenção dos participantes.
Dr. Arni Hall, diretor do Cesul, fez a abertura oficial do semestre. “Esse tema é muito importante e está no nosso cotidiano. Na região Sudoeste, especialmente em Francisco Beltrão, são seis sistemas de cooperativas. Mais de 30% da população beltronense tem vínculos cooperativos. Por isso o assunto desta noite é fundamental. As maiores empresas, as maiores organizações e a maior parte da economia do Paraná têm os dois pés no cooperativismo. Com certeza será um grande aprendizado a todos.”
A palestrante enfatizou os principais pontos dentro das cooperativas, apresentando alguns fatos e, também, as oportunidades de atuação profissional, tanto para profissionais de Administração quanto de Direito. “O cooperativismo tem livre adesão. Qualquer um pode entrar, desde que atenda ao estatuto da entidade. A comunidade reflete a cooperativa, cada região tem uma realidade. A cooperativa é o nós e não o eu, é pensar visando o todo, o interesse pela comunidade. O dinheiro é do cliente/cooperado, diferente de outros bancos. Precisamos de bons administradores, pois é grande a cobrança ao trabalhar com dinheiro dos outros. E se faz necessário ter ótimos profissionais de Direito, pois a demanda é grande e pode atuar em diversos setores. É uma área em amplo crescimento”.

Participação acadêmica
Para os acadêmicos, foi um tema muito importante, cada um aproveitando para sua área que atua ou pretende atuar. Rafaela Batista é acadêmica do 2º período de Administração e trabalha na Cooperativa Sicoob, em Francisco Beltrão. “Pudemos ampliar nossos horizontes sobre o significado e a relevância do cooperativismo, o quanto está presente e forte em nossa região. Perceber o quão longe podemos chegar quando unimos esforços pelo mesmo fim foi interessante, bem como entender o quanto ainda temos a alcançar”.
Ani Raquel Sguarezi, acadêmica do 6º período de Direito, frisou o quanto é importante conhecer novas opções de atuação profissional. “Todos os dias, mesmo sem perceber, estabelecemos as mais variadas relações jurídicas em nossas vidas. Dessa forma, o Direito está em constante evolução. E, para nós estudantes, é imprescindível expandir nossas áreas de conhecimento e estarmos preparados para esse mercado de trabalho dinâmico”.
A acadêmica Clediane Rosa, do 10º período de Direito concluiu destacando o tema debatido. “Cooperativismo é buscar a solidificação de um propósito de mãos dadas com pessoas”.

Convidados
A mesa de honra, para a abertura do evento, além do diretor dr. Arni e da palestrante dra. Leila, foi composta pelos professores do Cesul: Robson Faria, coordenador do curso de Administração; Roseli Michaloski Alves, coordenadora do curso de Direito e Luiz Fernando Coelho, coordenador da Revista Jurídica da instituição.
Além deles, dois convidados: o professor Cezar Augusto Lunkes, presidente da Ampesc (Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina), e professor Leandro Sorgato, reitor da UCEFF (Unidade Central de Educação Faem Faculdade). “Agradeço o convite. Parabenizo pela estrutura e pelo grande evento, com um tema oportuno e essencial, que é a base da nossa economia”, comentou o professor César Augusto. Cumprimentos também feitos pelo professor Leandro. “Uma grata satisfação estar aqui com vocês. Muito bom essa parceria e troca de informações. E parabéns ao Cesul pelo belo espaço, pelo desenvolvimento ano a ano, que muito ajuda no desenvolvimento regional”.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR