logo

Bem-vindo. Escolha uma das opções abaixo:

Cesul

Imprensa Notícias

Cesul completa 20 anos nesta segunda-feira, dia 10

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Aproximadamente 1.500 alunos já passaram pelo Cesul nos cursos de Direito e de Administração.

Na década de 90, o ensino superior era muito precário em Francisco Beltrão e região, com poucas opções de faculdades e cursos. Assim, muitos que desejavam a sua graduação iam estudar em outros centros. E muitos desses não voltavam após formados; dessa forma a região perdia muitos profissionais. A cidade comportava e precisava mais opções de ensino superior. Um grupo de empreendedores envolvidos com a educação e com a cidade começou a se unir e discutir essa possiblidade. Arni Deonildo Hall é um dos mantenedores e o idealizador. “Uma ideia que foi transformada em projeto. Fomos pioneiros e, ao longo dos anos, outros se somaram de tal forma que hoje, passados 20 anos, Francisco Beltrão é uma referência em ensino superior. Nós somos parte dessa história. Nosso pioneirismo, certamente, muito contribuiu e continuará contribuindo com nossa cidade, com o Paraná. Hoje o mundo é outro, mas a demanda por ensino de qualidade continua sendo uma exigência. Para nós, esse é o horizonte a ser continuamente buscado”.
Com coragem e determinação dos idealizadores e apoio da sociedade em geral, o Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) iniciou em agosto de 2000 suas atividades com o curso de Direito, que já tem mais de 700 profissionais formados. “Vinte anos contribuindo para a construção de saberes com excelência acadêmica. Uma instituição consolidada no ensino, na pesquisa e na extensão, focada na responsabilidade social e no compromisso com a efetivação dos direitos humanos. Parabéns à mantenedora e Direção, aos professores, acadêmicos e colaboradores”, destacou a professora Roselí Michaloski Alves, coordenadora do curso de Direito. A instituição está com aproximadamente 500 alunos cursando Direito e mais 100 em Administração.
O curso de Administração iniciou em 2017 e neste ano formará a primeira turma. O professor Robson Faria, coordenador do curso, destaca o diferencial empreendedor que a instituição aplicou e investiu nessa graduação. “Acredito muito que o Cesul tem um papel fundamental para o desenvolvimento da comunidade. Com formação de qualidade e propósito de preparar profissionais para o mercado, também contribui para transformar a vida das pessoas. O curso de Administração se tornou uma proposta que vem fazendo a diferença na formação de gestores, seja pela essência empreendedora, seja pelas linhas em cooperativismo e negócios internacionais, são conteúdos que preparam uma formação ampla”.

Formando professores
O Cesul sempre recebeu o apoio da sociedade. Em sua história, procurou valorizar a cidade, a população e os profissionais locais, de modo que alguns formados pela instituição ali atuam como professores. Um desses é o professor Silvano Ghisi, que no início da história do Cesul era estagiário no escritório da arquiteta Heliete Reschke – uma das fundadoras do Cesul. Ele cursou Direito na faculdade e hoje integra o corpo docente. “Entre 1999 e 2000 fiz estágio com ela, bem na fase que estavam batalhando pelo Cesul. Acompanhei todo esse processo, a definição da proposta do curso e da instituição mantenedora (o Cesul); foi, inclusive em conjunto com Heliete, que desenvolvemos o logotipo da instituição que desde aquela época é mantido. Acompanhei todo o início, as obras, a estruturação. No início cuidava da informática. Logo a Eliete me convidou para cursar Direito. Estudava de manhã e trabalha à tarde e noite na instituição. Foi assim até me formar, em 2005. Depois, fiz pós-graduação no Cesul. Em 2009 recebi o convite para compor o corpo docente e estou até hoje. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”.

Comemorações
O Cesul já está com sua fachada personalizada para os 20 anos. Cada aluno receberá um kit especial em suas casas, segundo a diretora da instituição, Daniela Urio Mujahed. “O Cesul tem essa história bonita graças a todos os nossos egressos, alunos, professores e colaboradores. Cada um ajudou a escrever um capítulo. Para marcar essa data especial, como não poderemos ainda entregar pessoalmente, nossos alunos vão receber em suas casas um kit comemorativo em uma caixa dos 20 anos, com uma linda agenda, um bloco de anotações, um porta celular e bolinha ergonômica, tudo personalizado do Cesul. É uma lembrança que vai auxiliar neste momento que estamos passando”.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR