Cesul

Imprensa Notícias

Cesul firma dois novos convênios de cooperação acadêmica internacional

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em

Depois de já ter fechado parcerias com instituições do Paraguai e Argentina, agora foi com duas universidades da Colômbia.

Visando proporcionar novas experiências de ensino para os seus acadêmicos, o Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) tem firmado convênios internacionais com outras instituições de ensino, visando um intercâmbio de conhecimento, que consiste em troca de experiências, produções científicas, mobilidade acadêmica e de professores. A parceria já existia com a Faculdade de Direito da UTIC, de Hermandarias, no Paraguai e com a Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. Agora, o professor do Cesul, Leomar Rippel, também esteve na capital do Departamento de Santiago de Cali, em Cali, na Colômbia. Lá, o representante do Cesul firmou convênio acadêmico com a Universidade Santiago Del Cali e a Institución Antônio José Camacho. Com a primeira foi firmado um convênio entre a Faculdade de Derecho e o curso de Direito do Cesul, já, com a segunda, um convênio realizou-se entre os cursos de Administração.
O professor Leomar explica como serão as novas parcerias. “Com o curso da Faculdade de Derecho da Universidade Santiago Del Cali, terá como eixo central pesquisa em Direitos Humanos através da cooperação em pesquisa entre ambas as instituições. Com o curso de Administração da Institición Antônio José Camacho, também terá grupo de pesquisa e a parceria possibilitará mobilidade acadêmica entre as faculdades e os professores e acadêmicos”.

Contato
O professor Leomar já conhecia o local, o que facilitou a parceria. “Já estive em Cali, na Colômbia. É a terceira vez que vou para lá. Quando trabalhava em outra instituição de ensino superior, coordenava o Departamento de Pesquisa e Extensão e estava sob minha responsabilidade o processo de convênios internacionais. Em 2014 conheci um professor da Instituición Antonio José Camacho, de Cali, e definimos estabelecer convênios. Nesse sentido, em 2015, fui para lá e firmei um convênio de mobilidade acadêmica, de professor e estudantes, de troca de experiências na produção científica. Em 2017 fui ainda pela mesma instituição, como professor visitante, para apresentar as pesquisas que estava desenvolvendo no Brasil. Devido a essa experiência nos convênios internacionais, estamos intensificando, no Cesul, o processo de internacionalização”.
A diretora da Faculdade de Direito de Francisco Beltrão, Daniela Urio Mujahed, afirma que cada vez mais a instituição tem trabalhado em parcerias de intercâmbio, tanto para os professores quanto para os acadêmicos. “O Cesul está investindo na internacionalização. É uma oportunidade para nossos acadêmicos, pois essas parcerias contarão muito em seus currículos. Isso porque, por meio delas, nossos alunos conhecem outras realidades e culturas, o que propicia novas experiências de aprendizagem”.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR