Cesul

Imprensa Notícias

Cesul lança livro sobre Direitos Humanos

  • Google Plus
  • Pinterest
Publicado em
O professor Luiz Fernando Coelho, professora Roselí Teresinha Michaloski Alves e o dr. Arni Hall durante o lançamento do livro.

O professor Luiz Fernando Coelho, professora Roselí Teresinha Michaloski Alves e o dr. Arni Hall durante o lançamento do livro.

Na aula magna que marcou o início do segundo semestre letivo do Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) houve o lançamento do livro Cesul – Direitos Humanos e suas múltiplas faces. O trabalho é coordenado pela professora Roselí Teresinha Michaloski Alves, coordenadora do Curso de Direito, que é responsável pela organização da obra junto com a professora Daniela Urio Mujahed, diretora da Faculdade de Direito de Francisco Beltrão; e a professora Salete Rocha (In memoriam). A professora Roselí destaca o ótimo conteúdo disponibilizado neste trabalho. “A obra tematiza as diversas questões atuais e pertinentes no âmbito dos direitos humanos, principal linha de pesquisa do Cesul. Coordenar esse projeto implicou reunir os textos dos docentes da instituição, unificar metodologicamente e sistematizar os capítulos. A abrangência dos temas alcança todos os campos dos direitos fundamentais. Uma leitura imprescindível”. Para a diretora Daniela, auxiliar na organização, o compilamento foi gratificante. “Estamos lançando um material com conteúdo muito rico. E o tema é muito pertinente, pois está muito em evidência, sendo constantemente debatido. Cada vez mais as pessoas lutam pelos Direitos Humanos. Foi muito bom poder participar de um projeto como este. Será uma importante ferramenta de estudos para acadêmicos e profissionais do Direito. Trabalhar publicações como esta é um dos focos do Cesul, incentivando sempre, tanto nossos acadêmicos quanto os professores, a realizarem pesquisas”. O professor Luiz Fernando Coelho, coordenador da Revista Jurídica do Cesul, fez o lançamento da obra e destacou o quanto esse assunto é abrangente e importante. Ele é responsável pelo capítulo 10, aborda a Historicidade Radical dos Direitos Humanos. “Todo ano publicamos um livro sobre Direitos Humanos. E mesmo, que seja todo ano, nunca esgota a matéria e o assunto. É um livro primoroso, inclusive a capa e a apresentação. Trata-se de obra indispensável para uma biblioteca jurídica. Recomendo a todos. É digno de uma faculdade de Direito de excelência, de altíssima qualidade como é o Cesul. Algo que me surpreendeu, foi um estudo da professora Roselí, que trata sobre Direitos Humanos através de aulas e palestras minhas, em um livro que lancei. Hoje está tudo muito moderno, tudo se procura no Google, mas o bom e velho livro é eterno.”

Assunto debatido na Europa
Recentemente o professor Coelho esteve na Suíça, acompanhado do professor Marcos Augusto Maliska; eles participaram do Congresso Mundial de Filosofia do Direito e foi tratado sobre Direitos Humanos. Lá o professor Coelho explanou sobre o artigo que foi publicado no livro do Cesul. “Falei sobre o conceito Contológico dos Direitos Humanos. Uma versão um pouco mais elaborada do que foi publicado no livro.

Foi muito bom e proveitoso. Pode se dizer que existe um Direito contra a Lei. Em cima disso desenvolvi uma tese que o Direito é uma forma de vida que influencia os comportamentos sociais. Todos sabem o que são direitos humanos, principalmente quando sofrem na própria pele, entretanto, na palestra falei sobre algo que atinge a dignidade humana. Ou seja, são novas posturas no Direito”, finalizou.

  • Google Plus
  • Pinterest

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR