Encontro de Produção e Iniciação Científica teve palestras, apresentações de trabalho, paródias e teatro.
Nos dias 9 e 10 deste mês o Cesul realizou a 20ª edição do EPIC (Encontro de Produção e Iniciação Científica) com o tema Desenvolvimento e Tecnologia. No primeiro dia aconteceram duas palestras no Auditório da instituição: uma pela manhã, com o advogado Carlos Fernandes explanando sobre Holding Familiar; e outra à noite, sobre Advocacia Corporativa, com os advogados Vanessa Piacentini, Danielli Ribeiro Redolfi, Matheus Topanoti e Beatriz Orlandi Beccari. O evento também foi marcado por mais de 90 apresentações de trabalhos científicos, além de um teatro apresentado por 18 acadêmicos e professores da UTIC (Universidad Tecnológica Intercontinental), do Paraguai.
Para o professor Robson Faria, coordenador desta edição do EPIC e também coordenador do curso de Administração, foi um ótimo evento. “É um momento importante para o Cesul, pois envolve toda a comunidade acadêmica. São resumos de pesquisas desenvolvidas durante o ano nos grupos de pesquisa e nas disciplinas. No entanto, a troca de experiências é o auge do evento, pois é enriquecedor, tanto para os alunos quanto para os professores, já que o debate é estimulado nas sessões de apresentação. Durante o evento aluno pode circular por diversas apresentações e atividades. O crescimento é notório ao ver alunos empolgados nas apresentações”.
O professor Luiz Carlos D’Agostini Júnior avaliou positivamente. “Foram palestras muito interessantes que motivaram os alunos, trazendo uma nova carreira que é a questão da advocacia corporativa, advocacia em grandes empresas. Trouxeram vários aspectos práticos de como funciona essa advocacia, que é totalmente diferente. Abriu mais o leque de profissões e áreas de atuações. Além disso tivemos as tradicionais apresentações de paródias, sob a coordenação da professora Aldina Pagani. Nesta atividade, os alunos fazem as letras das músicas baseadas no conteúdo das disciplinas de Direito do Trabalho. As apresentações dos trabalhos também foram excelentes. A simulação de uma perícia criminal realizada pelo pessoal da UTIC, do Paraguai, foi fantástica. Fizeram uma demonstração do ministério público deles e questão da perícia”.
Elogios
O evento foi bem elogiado pelos acadêmicos, que também fizeram excelentes apresentações. “O EPIC abre portas para novos conhecimentos, ir além e contar com pessoas incríveis nesse processo de evolução, tanto orientadores como aqueles que contribuíram nas entrevistas, preparando os alunos para o futuro. Nossa pesquisa era sobre análise de entraves nas licitações de Francisco Beltrão. Já trabalho na área, mas poder ter outras perspectivas, tanto da fiscalização, na qual o observatório desempenha este importante papel, como do fornecedor e da administração pública. Poder compartilhar com os demais acadêmicos o nosso conhecimento e também a minha experiência nessa área nos motiva a evoluir e incentivar todos a nossa volta”, frisou a acadêmica Maria Fernanda de Oliveira, do 6º período de Administração.
A acadêmica Thalia Alabora Feranti, do 8º período de Direito, reforça o quanto a instituição incentiva a pesquisa. “Desde o início da faculdade somos incentivados a participar do EPIC. Nele podemos desenvolver trabalhos em diversos temas. Apresentar um trabalho no decorrer do curso nos prepara e nos motiva a sempre estarmos inseridos no campo das pesquisas. Além das apresentações temos as palestras que agregam muito à nossa vivência, nos dando uma visão de diversas outras possíveis carreiras, como por exemplo, a advocacia corporativa, tema de uma das palestras desta edição”.
Serão três dias de evento com o tema: Segurança Pública e Crimes Cibernéticos. Professor Luiz Carlos D’Agostini Júnior, coordenador do…
Continue lendo
Projeto de extensão voltado à panificação será realizado pelos cursos de Administração e Marketing. Dependências da Mão Amiga. A Mão…
Continue lendo
Lançamento da Startup Weekend 2023, organizado pela associação comercial, foi lançado na instituição de ensino. A palestra do auditório do…
Continue lendo
46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR