logo

Seja bem-vindo.
Escolha uma das opções abaixo.

Cesul

Perfil do Profissional

PERFIL DO PROFISSIONAL

O curso de Gestão de Cooperativas, tecnólogo, modalidade presencial, do Cesul almeja um perfil de egresso com competências que permitem uma atuação eficaz no ramo do cooperativismo e também nas interfaces do sistema organizacional das cooperativas com o ambiente externo, com visão comprometida com a sociedade.

Este profissional, dotado de competências técnicas, científicas e metodológicas, estará apto a atuar em cooperativas, tais como: cooperativas de produtores, de consumo, mistas, e crédito, em um mercado de trabalho globalizado em constantes e rápidas evoluções. Este profissional precisa ter uma visão de formação voltada à educação continuada, como forma de empregabilidade e de diferencial profissional.

O profissional egresso do Cesul deve estar preparado para gerenciar as atividades de uma cooperativa, bom como ajudar a implantá-la. Também deve estar preparado para desenvolver projetos em cooperativas de crédito, considerando as questões socioeconômicas e ambientais, respeito aos direitos humanos e diversidade. Considerando estes pressupostos, a Instituição almeja o seguinte perfil do egresso:

I. Capacidade de entender, interpretar e caracterizar as diversas formas do movimento cooperativista e das organizações sociais;

II. Competência conceitual e técnica que permita atuação em cooperativas e organizações sociais de forma eficaz e eficiente;

III. Capacidade de trabalhar nas questões cooperativistas e organizacionais, com enfoque nas dimensões sociais, econômicas e ambientais;

IV. Capacidade de perceber com elevado senso crítico as rápidas transformações (na tecnologia, emprego e negócios) pelas quais o ambiente socioeconômico e ambiental vem passando;

V. Apoiar e reforçar iniciativas cooperativistas no plano da promoção humana e da transformação da sociedade;

VII. Compreender o funcionamento das cooperativas de crédito e o papel dessas instituições, na estrutura do Sistema Financeiro Nacional.

Compreender as áreas de finanças, auditoria, liderança, legislação, comercialização, marketing, governança, estratégia, tecnologias e comunicação, que juntos lhe permitirão compreender as particularidades de uma Cooperativas de Crédito.

Para que este perfil se configure, o Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas do CESUL contempla em seu projeto pedagógico e em sua organização curricular, conteúdos e competências voltadas para o melhor arranjo no desenvolvimento da gestão de cooperativas, considerando sempre a ótica de desenvolvimento que integre as diferentes dimensões (social, econômica, ambiental, cultural, política, ética e moral), formando, assim, profissionais competentes e cidadãos aptos para a vida associativa em uma sociedade que se caracteriza pela dinâmica de seus interesses, valores e ideias, observando o perfil definido para o formando, acima, interligando ao campos de formação, conforme abaixo:

Conteúdos de Formação Básica: formado por disciplinas que trabalham competências fundamentais para o bom desempenho do (a) aluno (a) no curso e no ambiente de trabalho. Estão inclusas as disciplinas de Economia de Mercado, Fundamentos Antropológicos e Sociológicos, Direito do Consumidor, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes, Comunicação, Expressão e Método Científico, Ética e Sociedade, Gestão de Custos e Formação de Preços, Planejamento Tributário, Gestão de Projetos.

Conteúdos de Formação Profissional: Fundamentos do Cooperativismos, Sustentabilidade Ambiental em Cooperativas, Fundamentos do Agronegócio, Finanças em Cooperativas, Ramos do Cooperativismo, Cooperativismo de Crédito, Planejamento Estratégico em Cooperativas.

Conteúdo de Formação Teórico-Prática: Projetos Integradores, Atividades Complementares, Disciplina Optativa, Pesquisa e Análise de Mercado, Projetos de Extensão e Grupos de Estudos para iniciação científica.

46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR