PERFIL DO PROFISSIONAL
O curso de Marketing, tecnólogo, modalidade presencial, do Cesul almeja um perfil de egresso com competências para exercer as funções próprias do Marketing, com visão comprometida com a sociedade. Este profissional, dotado de competências técnicas, científicas e metodológicas, estará apto a atuar nas áreas de Marketing, em um mercado de trabalho globalizado em constantes e rápidas evoluções.
Este profissional precisa ter uma visão de formação voltada à educação continuada, como forma de empregabilidade e de diferencial profissional. O profissional egresso do Cesul deve estar apto ao exercício profissional com visão sistêmica, empreendedora e inovadora, alinhada aos contextos lócus regional, nacional e internacional, considerando as questões socioeconômicas e ambientais, respeito aos direitos humanos e diversidade. Considerando estes pressupostos, a Instituição almeja o seguinte perfil do egresso:
I. protagonista e agente de mudança na identificação de oportunidades para inovação na área do marketing;
II. capaz de liderar, interagir e trabalhar com equipes multidisciplinares, visando esforços cooperativos;
III. ético, reflexivo, crítico e responsável no desenvolvimento das dimensões social, ambiental, econômica e institucional;
IV. comprometido com a educação permanente e atento às tendências mercadológicas e aos anseios sociais;
V. sensível, com visão holística e humanista relacionadas ao seu fazer profissional;
VI. criativo com espírito empreendedor.
Para tanto o curso de Marketing possibilitará formação profissional que revelará as seguintes competências e habilidades em seus formandos, ou seja, o seu egresso apresentará o seguinte perfil:
I. coordenar e mediar equipes multidisciplinares;
II. diagnosticar potenciais de mercado considerando oportunidades e ameaças;
III. planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado, propondo soluções;
IV. comunicar, criar e manter relacionamentos com os stakeholders;
V. criar, inovar e gerenciar bens e serviços;
VI. criar experiências positivas com o consumidor;
VII. utilizar novas tecnologias em ações do Marketing;
VIII. promover e solidificar a marca no mercado;
IX. controlar e mensurar resultados das ações de Marketing; e
X. desenvolver ações de Marketing Social, Cultural e Ambiental
Para que este perfil se configure, o Curso Superior de Tecnologia em Marketing do CESUL contempla em seu projeto pedagógico e em sua organização curricular, conteúdos que revelam um conjunto de competências, traduzidas em conhecimentos, habilidades e atitudes, que o capacite a realizar pesquisas e análises de mercado, propor estratégias competitivas, capazes de desenvolver as organizações, observado o perfil definido para o formando, acima, interligando ao campos de formação, conforme abaixo:
Conteúdos de Formação Básica: formado por disciplinas que trabalham competências fundamentais para o bom desempenho do(a) aluno(a) no curso e no ambiente de trabalho. Estão inclusas as disciplinas de Economia de Mercado, Fundamentos Antropológicos e Sociológicos, Direito do Consumidor, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes, Comunicação, Expressão e Método Científico, Ética e Sociedade, Gestão de Custos e Formação de Preços, Governança Corporativa Ambiental e Social, Gestão Financeira.
Conteúdos de Formação Profissional: Fundamentais de Marketing, Antropologia do Consumo, Modelos de Gestão, Marketing de Relacionamento, Estatística Aplicada ao Marketing, Marketing Digital e Redes Sociais, Gestão de Marcas, Canais de Distribuição, Gestão de Produtos e Serviços.
Conteúdos de Formação Teórico-Prática: Projetos Integradores, Atividades Complementares, Disciplina Optativa, Pesquisa e Análise de Mercado, Projetos de Extensão e Grupos de Estudos para iniciação científica.
46. 3524 4242 | contato@cesul.br
Av. Antônio de Paiva Cantelmo, 1222 - Centro
Francisco Beltrão - PR